Fóssil do maior fémur de dinossauro é descoberto na Espanha

     A Fundação Dinópolos anunciou que foi encontrado numa escavação de Riodeva, perto de Teruel (leste da Espanha), um fóssil de fémur de dinossauro de cerca de dois metros, o maior já descoberto até agora na Europa,
     Segundo esta fundação encarregada da exploração da escavação, foi localizado um fémur esquerdo de 1,92m de extensão, junto a uma tíbia de 1,25m e 15 vértebras.
     Estes ossos podem ter pertencido a um dinossauro gigante de 40 toneladas e 30 metros de comprimento, o "Turiasaurus riodevensis", descoberto pela primeira vez em 2004 na mesma escavação, explicou a fundação em um comunicado.
     Estes novos fósseis, acrescentados aos já encontrados desde 2004, permitirão reconstruir o conjunto do esqueleto deste mastodonte que viveu há cerca de 145 milhões de anos.
     Este anúncio chega duas semanas depois da descoberta na mesma região da Espanha de um novo tipo de dinossauro com corcunda e provavelmente dotado de "proto-plumas" nos antebraços (filamentos rígidos considerados predecessores das plumas), o "Concavenator corcovatus".
     Este último fóssil praticamente completo e único no mundo de um dinossauro carnívoro de 6 metros de comprimento foi descoberto na escavação de Los Hoyos (La Cierva) perto de Cuenca (leste da Espanha) por pesquisadores da Universidad Autônoma de Madri, que publicaram a sua descoberta na revista Nature a 8 de Setembro.


Reflexão:  
     Ao ler esta notícia, é possível perceber o quão pequeno o Ser Humano pode ser. O que hoje consideramos grande para um animal, no passado provavelmente não o seria.
     Ao ver as dimensões das partes encontradas podemos deduzir a estatura do animal, que certamente seria gigantesca.
     Esta notícia serve ainda para nos elucidarmos que há ainda muita coisa a ser descoberta sobre o nosso Planeta e sobre o que ele esconde.

Read more