Radioatividade no Japão

     "Os funcionários da central nuclear de Fukushima, no Nordeste do Japão, abandonaram as instalações depois de a pressão ter subido e começado a sair fumo dos reatores 2 e 3, anunciou a companhia Tokyo Electric Power. O Governo anunciou que vai fechar a central de Fukushima. As autoridades também estão a proibir a venda de leite e vegetais devido aos níveis de radioatividade."

Data da publicação:

Continuação da Notícia... Link: http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=OMS-admite-%93serios%94-efeitos-de-radioatividade-nos-alimentos.rtp&article=426161&visual=3&layout=10&tm=7 

Vídeo Explicativo:


Reflexão:
     Esta notícia é alarmante. Hoje sabemos que existem ventos com radioactividade muito perigosos naquela área, o que, ainda estando presente o terrível acidente de Chernobyl, põe o Japão e alguns outros países por perto muito preocupados.
     Por agora não há nada a fazer, só esperamos que a história não se repita.

Read more

Noite de sábado tem maior Lua cheia dos últimos 18 anos


" Hoje, 19 de março, é dia de lua cheia. Basta olhar no calendário, mas anote aí, essa não será uma lua cheia qualquer. Você verá (se o tempo ajudar, é claro) a maior lua cheia dos últimos 18 anos.

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.

Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra, mas certamente isso tem alguns reflexos.

A lua cheia de amanhã será a maior já vista desde março de 1993. Mas… maior quanto?

O diâmetro observado da Lua no céu vai parecer 14% maior. Pouca coisa para ser notado, talvez, mas seu brilho será por volta de 33% mais intenso. Em regiões muito iluminadas, isso também deve passar despercebido, mas em regiões mais escuras, sobretudo longe das grandes cidades, essa diferença de brilho será fantástica.

Nessa ocasião, também observamos a “maré de perigeu”, que vem a ser uma maré alta mais alta que o comum. Nada de pânico! A Lua no perigeu deve aumentar a altura da maré em alguns centímetros apenas. Em alguns poucos lugares, a diferença pode chegar a 15 cm.

Então é isso. Vamos torcer para que o tempo esteja bom e curtir a super lua cheia. Outra dessas só daqui a 18 anos! "

Data de Publicação: 19.03.2011 | 21h08
Link: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=227576


Reflexão:
Estes fenómenos relativos a órbita da lua, do sol e dos planetas são realmente  raros. E como tal, guarda-los em fotos, vídeos e mesmo na nossa memória é algo que devemos fazer, pois não sabemos quando os voltamos a ver. Contudo, quando um novo fenómeno da mesma natureza voltar a acontecer, terá um lugar neste blog.      

Read more

Tsunamis


Reflexão:
     Com este vídeo, os nossos utilizadores poderão ter uma melhor ideia de como se forma um Tsunami, e perceber melhor o que aconteceu no Japão.    
Read more

Mortos por terremoto e tsunami passam de 3,3 mil no Japão

     
    "Subiu para 3.373 o número de mortes causadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão no dia 11 de março, segundo boletim oficial divulgado nesta terça-feira. De acordo com o governo do país, 6.746 estão desaparecidos.
     Estimativas indicam que o número de vítimas fatais pode ultrapassar 10 mil. Mais de 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto dois milhões de residências permanecem sem eletricidade e quase o mesmo número, sem água.
     As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes. Nesta terça-feira, uma mulher de 70 anos foi resgatada com vida, quatro dias após o terremoto. (...)"

Data da Publicação: 15/03/2011 10:04

Fonte:

Reflexão:
     Cada vez mais assistimos a este tipo de fenómenos, sismos, terramotos e outras manifestações do poder da natureza são cada vez mais frequentes ou fazem-se cada vez mais senti. O excelente tipo de construção anti-sísmica que se faz no Japão, a meu ver, deve ser tomada em conta como exemplo a seguir pelos países que também se situam em zonas de risco. A pesar da tragédia a FORMAÇÃO das pessoas e a boa construção e ordenamento acabaram por salvar vidas.    
Read more

Evolução Humana (migrações)

  


     Como já referido na postagem anterior, o tema abordado é sobre a evolução humana. Desta vez, iremos falar sobre as migrações, baseado no documentário da National Geographic referido anteriormente.


  • 200,000 – 150,000 anos atrás: A jornada genética de todos aqueles que hoje estão vivos começou com uma mulher, a chamada "Eva Científica", que viveu em África e passou o seu ADN através de estruturas celulares especiais, as mitocôndrias,  lived in Africa and passed along her DNA through special cell structures called mitochondria, que apenas as mulheres passam de geração em geração
  • 195,000 anos atrás:  Ninguém sabe quando o Homem, tal como é conhecido hoje, apareceu. No entanto, os crânios e ossos mais velhos do Homem Moderno foi encontrado no vale do Rio Omo na Etiópia pelo paleoantropólogo Richard Leakey em 1967. Os ancestrais dos homo sapiens antigos permaneceram em África, durante aproximadamente 3/4 da história da nossa espécie.
  • 150,000 anos atrás:  O primeiro ramo na nossa árvore genealógica humana é marcada pela primeira grande migração humana: Um grupo seguiu para o sul de África outro para a África Oriental - e, posteriormente, para o resto do mundo.
  • 130,000 – 70,000 anos atrás:  Acredita-se que o berço da humanidade foi praticamente dizimado devido à mudança climatérica (de muito frio para muito quente). Devido à falta de variação genética é provável que o número tenha caído para menos de 2.000 pessoas.
  • 70,000 anos atrás:  Estudos climatéricos indicam que a seca em África diminuiu, fazendo a população crescer novamente. Evidências arqueológicas revelam que os instrumentos desse período aparecem por todo o continente, assim como a genética mostram novas linhagens.
  • 60,000 anos atrás:  O "Adão Científico" é o ancestral comum masculino de todas as pessoas que vivem hoje e aquele que passou a todos os homens o cromossoma Y. Como o "Adão Científico" viveu em África há 60 000 anos, isto indica que, provavelmente, todos os seres humanos tenham vivido lá até pelo menos essa altura.
  • 50,000 anos atrás: Alguns cientistas pensam que existiu uma onda de migração dos para fora de África, atravessando através da parte sul do Mar Vermelho para a Península Arábica (17km de distância aproximadamente), não tendo a certeza de como o fizeram.
  • 50,000 anos atrás:  O Homem chegou primeiro ao Sudeste Asiático, provavelmente viajando ao longo da actual costa do Irão, Paquistão e Índia. Nessa altura, uma massa contínua de terra ligava a Indonésia à Ásia Meridional. 
  • 45,000 – 40,000 anos atrás:  Registos arqueológicos mostram que o Homem foi para a Austrália. A sua viagem pode ter acontecido graças à deslocação de massas de terra e ao baixo nível do mar, durante este período glaciar. 
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Os africanos que se tinham mudado para o Médio Oriente durante os períodos quentes encontraram-se numa vasta "estrada", que os levou até à China e Coreia. Como caçavam, as pessoas foram-se, gradualmente, dispersando, povoando a Europa e a Ásia.
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Apesar das condições de uma gélida Idade do Gelo, um grupo de destemidos caçadores migraram para a Sibéria Meridional. Ali começaram a desenvolver habilidades especializadas contra o frio, o que lhes permitiu preencher o nordeste da Sibéria e, eventualmente, o norte da América.
  • 28,000 anos atrás:  Evidências arqueológicas indicam que o Estreito de Gibraltar é o último local na Europa onde os Neandertais viveram antes de se extinguirem. Mais tarde, o Homem moderno ocupou o memso lugar os os Neandertais se tinham estabelecido, apesar dos dois grupos nunca se terem encontrado lá.
  • 20,000 – 15,000 anos atrás:  Alguns cientistas acreditam que os primeiros americanos entraram no continente norte-americano através do, agora chamado, Alasca, atravessando a Sibéria através de uma "ponte térrea" temporária. Ferramentas avançadas que eram populares na Ásia, apareceram mais tarde na América do Norte.
  • 14,000 anos atrás:  Monte Verde é a localização de um local arqueológico no Chile, onde pedaços com 14 00 anos de algas presas às lâminas das ferramentas feitas de pedra antiga, sugerem que as pessoas já moravam perto da América do Sul, ao contrário do que se pensava. Recentemente, Monte Verde foi aceite pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
  • 11,000 anos atrás:  Com o final da Idade do elo, a massa de terra que ligava a Rússia ao Alasca desapareceu. Os primeiros americanos seriam separados do resto do mundo até que Cristóvão Colombo chegou.

Fontes:

Reflexão:
     Após a realização deste trabalho proposto pelo professor, foi possível perceber, tal como dito anteriormente, que somos o que somos e estamos onde estamos, graças às várias transformações que a Natureza proporcionou. Massas de gelo foram criadas e descidas do nível médio do mar aconteceram para nos transformar. Quem se sabe se não somos descendentes de alguém da Ásia ou de outro local, que nunca pensaríamos?
    Read more

    Evolução Humana (evolução física)


         Após a visualização do documentário produzido pela National Geographic, "A Árvore Genealógica da Humanidade", foi-nos proposto realizarmos um trabalho sobre a Evolução do Homem.
         Para falar deste tema, iremos dividi-lo em duas postagens. Uma sobre a evolução fisiológica e outra sobre as migrações.



          O Homem descende dos primatas que viveram há aproximadamente 70 milhões de anos. Estes habitavam em árvores e tinham como alimento folhas e insectos.

          Há cerca de 23 milhões de anos atrás, surgiram os homonóides, ainda primatas, do tamanho de um gorila. No entanto, e ao contrário dos primeiros, desciam ao solo e, por vezes, caminhavam sobre duas patas, embora fossem quadrúpedes.

          Após estes, surgiram os hominídeos, há cerca de 3 a 1 milhão de anos. A sua postura já era erecta, tendo longos braços para andar de árvores em árvores, colectar os frutos...

          Em seguida, surgiu o homo habilis, o primeiro hominídeo do género homo. Viveu há cerca de 2 milhões a 1,4 milhões de anos. Ficou caracterizado por fabricar ferramentas simples e utilizar uma linguagem rudimentar.
          Há cerca de 1.6 milhões a 150 mil anos atrás, apareceu o homo erectus. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e usava peles de animais para cobrir o corpo. Viviam em grupo, com cerca de 30 membros. Usava uma linguagem mais sofisticava e ficou caracterizada por ter descoberto o fogo.

          O homem de Neandertal viveu há cerca de 20 mil a 30 mil anos atrás. Foram os primeiros a enterrar os mortos em cavernas, deixando comida e objectos como oferendas. Conviveu com o Homo Sapiens Sapiens. O seu desaparecimento é, ainda hoje, um mistério.
           Finalmente, apareceu o Homo Sapiens Sapiens, nós, há cerca de 100/150 mil aos atrás. Espalhou-se pelos vários continentes e desenvolveu a pintura e a agricultura.

      Reflexão:
            Com esta primeira abordagem a este tema, foi-nos permitido perceber que tudo está em constante mudança, não só a ciência ou a tecnologia, mas NÓS. Para os mais cépticos, talvez seja impossível pensar que nos "descendemos de macacos", mas a verdade é que descendemos. O ambiente mudou, obrigando os nossos antepassados a adaptar-se a ele, fazendo de nós  que somos agora. 
      Read more