Humor #1


"Processo de fossilização"

Fontes:
Read more

Planeta Marte formou-se em tempo recorde



http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1861462

      Quando vi esta notícia, achei que era bom partilhá-la com vocês.
     Não sei se sou, ou melhor, era só eu que pensava que o todo Sistema Solar se teria formado, aproximadamente, ao "mesmo tempo". Porém, qual não foi o meu espanto, quando vi que Marte era, de facto, muito mais velho que a Terra por exemplo. Enquanto que Marte se formou "apenas" 2 a 4 milhões após a formação do Sistema Solar, a Terra demorou cerca de 50 a 100 milhões de anos.

      Na minha opinião, esta é sem dúvida alguma, uma das grandes notícias sobre o espaço e sobre as descobertas que têm sido feitas.
    
Read more

Minas da Borralha

   

     As Minas da Borralha situam-se na freguesia de Salto, Montalegre, e foram durante várias décadas o principal pólo empregador e populacional deste concelho.

   A antiga mina da Borralha foi das minas produtoras de volfrâmio mais importantes da Europa, ocupando o 1º lugar até à entrada em produção da mina da Panasqueira. 


   Distinguem-se dois tipos de estruturas mineralizadas: um conjunto de filões quartzosos orientados preferencialmente E-W com pendor 45 a 60o N e uma brecha de colapso com blocos de quartzo, xisto e granito cimentados por quartzo. A espessura dos filões varia de 0,5 a 1m. Produziu concentrados de volframite, scheelite, calcopirite a que se associam prata, bismuto e molibdénio. A produção foi ininterrupta entre 1903 e 1983. Uma parte significativa do campo filoniano não está conhecida.


Reflexão:


     As minas foram durante muito tempo fonte de riqueza em Portugal  e no mundo. De facto o nosso país ainda tem vários recursos minerais passiveis de serem explorados. Contudo isso não se verifica, e quem perde é o próprio país. Talvez a situação actual não fosse tão alarmante se alguns recursos fossem explorados.
Fontes:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_da_Borralha
  • http://consulta-prot-norte.inescporto.pt/plano-regional/relatorio-do-plano/relatorios-tematicos-de-caracterizacao-e-diagnostico/PROT_Norte_recursos%20geologicos%20e%20hidrogeologicos_documento%20total_abril09.pdf
Read more

Sabias que... #7



     A maior ilha do mundo é a Gronelândia?
     A sua área é de, aproximadamente, 2.175.600 km².

Fontes:
Read more

Vulcão extinto é descoberto no Paraná, Brasil


http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--104-20110503&tit=vulcao+extinto+e+descoberto+no+parana


     Quando me deparei com esta notícia, fiquei um bocado boquiaberta e a pensar "Como é que, em tantos anos, não foi possível descobrir um vulcão?".
     Assim como eu, acho que muitos de vocês que leram a notícia também acharam estranho. Um vulcão é algo digno de respeito, por muito pequeno que possa ser.
    
     Na minha opinião, isto vem mostrar que a Natureza ainda tem segredos muito bem guardados, não só em espécies, mas também em estruturas geológicas como podemos constatar.
Read more

Sabias que... #6



     O ponto mais chuvoso é Monte Waialeale, no Havaí?
     A média anual de chuva é de cerca de 11.680 mm.

Fontes:
Read more

Extração de minerais




Clarke – concentração media de um elemento na crosta terrestre.
  • O mais abundante na crosta terrestre é o oxigénio com 46,6% = 466 000 ppm.
  • O elemento mais abundante na crosta terrestre é o silício com 27,7% =277 000 ppm.
  • O 3º elemento mais abundante na crosta terrestre é o alumínio com 8,1% =81 000 ppm.
  • O ferro em lugar tem uma percentagem de 5% = 5 000ppm

  - Com maior interesse económico.

  • O cobre tem uma percentagem de 0.006% = 60 ppm
  • O ouro tem uma percentagem de 0.004% = 40 ppm

Jazida – local cuja onde a concentração de um elemento ou conjunto de elementos é muito superior ao seu clake.


Lei da mínima (ppm) – define a concentração mínima de um elemento numa região passível de ser explorado de forma rentável.

 - Depende:
  • Depende da cotação dos metais.
  • Custos de prospecção.
  • Custos de exploração e purificação.
  • Custo de transporte
  • ...
 
Reflexão:
     A extracção de minerais é um negócio rentável que poderia ser muito bem aproveitado em Portugal. Só não o é devido a má organização e ordenamento do território nacional, bem como a falta de empreendimento que se vive no nosso país.  

Fontes:
  • Manual e caderno escolar
Read more