Planetas descoberto com dois soís


"Astrónomos norte-americanos descobriram um planeta com dois sóis, como o de "A Guerra das Estrelas", divulgou, esta quinta-feira, a revista Science.

Este exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) que gira em torno de dois sóis foi chamado de Kepler-16b e localiza-se a cerca de 200 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,5 mil milhões de quilómetros).

Até hoje, um planeta como este apenas existia no universo da saga de filmes A Guerra das Estrelas, com o planeta Tatooine, coberto de desertos e povoado de espécies indígenas como os 'homens das areias'.

Mas, ao contrário do Tatooine, o Kepler-16b é frio e gasoso, pelo que os astrónomos excluem a possibilidade de existir nele vida.

O Kepler-16b tem uma massa de quase um terço da de Júpiter e um raio correspondente a 75 por cento deste planeta, o maior do Sistema Solar. O exoplaneta possui uma dimensão e uma massa semelhantes a Saturno e orbita os dois sóis em 229 dias, a uma distância média de 104,6 milhões de quilómetros.

Os dois sóis são estrelas mais pequenas e mais frias do que o Sol, o que faz com que a temperatura do Kepler-16b seja à superfície entre 73 e 101 graus negativos."

Reflexão: Cada vez estamos mais perto de uma realidade apenas imaginada em filmes de Ficção cientifica. Estamos a descobrir o universo e todas a sua complexidade. Talvez um dia possamos ser mais do que um Planetas com 6.4 milhões de habitantes
Read more

Fotografia inédita de Júpiter ganha prémio internacional



"Damian Peach recebeu o prémio de Melhor Fotógrafo de Astronomia do Ano com uma fotografia de Júpiter e de dois dos seus satélites naturais, Io e Ganimedes. O galardão foi atribuído pelo Royal Observatory de Greenwich, em Londres

O fotógrafo captou a imagem em Barbados, nas Caraíbas, onde a claridade da atmosfera permite recolher imagens do espaço com elevada nitidez. Na imagem de Peach, é possível visualizar, em detalhe, as cores de Júpiter, as tempestades características da atmosfera e duas das luas daquele planeta.

Citado pelo diário espanhol "El Mundo", Peach explica que "a foto faz parte de uma série de imagens tiradas ao longo de um período de três semanas, desde a ilha caribenha de Barbados, onde o céu está frequentemente limpo e a claridade da atmosfera permite captar imagens muito detalhadas dos planetas".

Peter Lawrence, um astrónomo e membro do júri do galardão, disse estar impressionado com a qualidade dos detalhes: "É impressionante pensar que a imagem foi captada da Terra por um astrónomo amador, usando os seus próprios aparelhos". Um outro membro do júri, Marek Kukula, comparou a qualidade da imagem à do telescópio Hubble."
Read more