Radioatividade no Japão

     "Os funcionários da central nuclear de Fukushima, no Nordeste do Japão, abandonaram as instalações depois de a pressão ter subido e começado a sair fumo dos reatores 2 e 3, anunciou a companhia Tokyo Electric Power. O Governo anunciou que vai fechar a central de Fukushima. As autoridades também estão a proibir a venda de leite e vegetais devido aos níveis de radioatividade."

Data da publicação:

Continuação da Notícia... Link: http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=OMS-admite-%93serios%94-efeitos-de-radioatividade-nos-alimentos.rtp&article=426161&visual=3&layout=10&tm=7 

Vídeo Explicativo:


Reflexão:
     Esta notícia é alarmante. Hoje sabemos que existem ventos com radioactividade muito perigosos naquela área, o que, ainda estando presente o terrível acidente de Chernobyl, põe o Japão e alguns outros países por perto muito preocupados.
     Por agora não há nada a fazer, só esperamos que a história não se repita.

Read more

Noite de sábado tem maior Lua cheia dos últimos 18 anos


" Hoje, 19 de março, é dia de lua cheia. Basta olhar no calendário, mas anote aí, essa não será uma lua cheia qualquer. Você verá (se o tempo ajudar, é claro) a maior lua cheia dos últimos 18 anos.

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.

Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra, mas certamente isso tem alguns reflexos.

A lua cheia de amanhã será a maior já vista desde março de 1993. Mas… maior quanto?

O diâmetro observado da Lua no céu vai parecer 14% maior. Pouca coisa para ser notado, talvez, mas seu brilho será por volta de 33% mais intenso. Em regiões muito iluminadas, isso também deve passar despercebido, mas em regiões mais escuras, sobretudo longe das grandes cidades, essa diferença de brilho será fantástica.

Nessa ocasião, também observamos a “maré de perigeu”, que vem a ser uma maré alta mais alta que o comum. Nada de pânico! A Lua no perigeu deve aumentar a altura da maré em alguns centímetros apenas. Em alguns poucos lugares, a diferença pode chegar a 15 cm.

Então é isso. Vamos torcer para que o tempo esteja bom e curtir a super lua cheia. Outra dessas só daqui a 18 anos! "

Data de Publicação: 19.03.2011 | 21h08
Link: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=227576


Reflexão:
Estes fenómenos relativos a órbita da lua, do sol e dos planetas são realmente  raros. E como tal, guarda-los em fotos, vídeos e mesmo na nossa memória é algo que devemos fazer, pois não sabemos quando os voltamos a ver. Contudo, quando um novo fenómeno da mesma natureza voltar a acontecer, terá um lugar neste blog.      

Read more

Tsunamis


Reflexão:
     Com este vídeo, os nossos utilizadores poderão ter uma melhor ideia de como se forma um Tsunami, e perceber melhor o que aconteceu no Japão.    
Read more

Mortos por terremoto e tsunami passam de 3,3 mil no Japão

     
    "Subiu para 3.373 o número de mortes causadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão no dia 11 de março, segundo boletim oficial divulgado nesta terça-feira. De acordo com o governo do país, 6.746 estão desaparecidos.
     Estimativas indicam que o número de vítimas fatais pode ultrapassar 10 mil. Mais de 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto dois milhões de residências permanecem sem eletricidade e quase o mesmo número, sem água.
     As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes. Nesta terça-feira, uma mulher de 70 anos foi resgatada com vida, quatro dias após o terremoto. (...)"

Data da Publicação: 15/03/2011 10:04

Fonte:

Reflexão:
     Cada vez mais assistimos a este tipo de fenómenos, sismos, terramotos e outras manifestações do poder da natureza são cada vez mais frequentes ou fazem-se cada vez mais senti. O excelente tipo de construção anti-sísmica que se faz no Japão, a meu ver, deve ser tomada em conta como exemplo a seguir pelos países que também se situam em zonas de risco. A pesar da tragédia a FORMAÇÃO das pessoas e a boa construção e ordenamento acabaram por salvar vidas.    
Read more

Evolução Humana (migrações)

  


     Como já referido na postagem anterior, o tema abordado é sobre a evolução humana. Desta vez, iremos falar sobre as migrações, baseado no documentário da National Geographic referido anteriormente.


  • 200,000 – 150,000 anos atrás: A jornada genética de todos aqueles que hoje estão vivos começou com uma mulher, a chamada "Eva Científica", que viveu em África e passou o seu ADN através de estruturas celulares especiais, as mitocôndrias,  lived in Africa and passed along her DNA through special cell structures called mitochondria, que apenas as mulheres passam de geração em geração
  • 195,000 anos atrás:  Ninguém sabe quando o Homem, tal como é conhecido hoje, apareceu. No entanto, os crânios e ossos mais velhos do Homem Moderno foi encontrado no vale do Rio Omo na Etiópia pelo paleoantropólogo Richard Leakey em 1967. Os ancestrais dos homo sapiens antigos permaneceram em África, durante aproximadamente 3/4 da história da nossa espécie.
  • 150,000 anos atrás:  O primeiro ramo na nossa árvore genealógica humana é marcada pela primeira grande migração humana: Um grupo seguiu para o sul de África outro para a África Oriental - e, posteriormente, para o resto do mundo.
  • 130,000 – 70,000 anos atrás:  Acredita-se que o berço da humanidade foi praticamente dizimado devido à mudança climatérica (de muito frio para muito quente). Devido à falta de variação genética é provável que o número tenha caído para menos de 2.000 pessoas.
  • 70,000 anos atrás:  Estudos climatéricos indicam que a seca em África diminuiu, fazendo a população crescer novamente. Evidências arqueológicas revelam que os instrumentos desse período aparecem por todo o continente, assim como a genética mostram novas linhagens.
  • 60,000 anos atrás:  O "Adão Científico" é o ancestral comum masculino de todas as pessoas que vivem hoje e aquele que passou a todos os homens o cromossoma Y. Como o "Adão Científico" viveu em África há 60 000 anos, isto indica que, provavelmente, todos os seres humanos tenham vivido lá até pelo menos essa altura.
  • 50,000 anos atrás: Alguns cientistas pensam que existiu uma onda de migração dos para fora de África, atravessando através da parte sul do Mar Vermelho para a Península Arábica (17km de distância aproximadamente), não tendo a certeza de como o fizeram.
  • 50,000 anos atrás:  O Homem chegou primeiro ao Sudeste Asiático, provavelmente viajando ao longo da actual costa do Irão, Paquistão e Índia. Nessa altura, uma massa contínua de terra ligava a Indonésia à Ásia Meridional. 
  • 45,000 – 40,000 anos atrás:  Registos arqueológicos mostram que o Homem foi para a Austrália. A sua viagem pode ter acontecido graças à deslocação de massas de terra e ao baixo nível do mar, durante este período glaciar. 
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Os africanos que se tinham mudado para o Médio Oriente durante os períodos quentes encontraram-se numa vasta "estrada", que os levou até à China e Coreia. Como caçavam, as pessoas foram-se, gradualmente, dispersando, povoando a Europa e a Ásia.
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Apesar das condições de uma gélida Idade do Gelo, um grupo de destemidos caçadores migraram para a Sibéria Meridional. Ali começaram a desenvolver habilidades especializadas contra o frio, o que lhes permitiu preencher o nordeste da Sibéria e, eventualmente, o norte da América.
  • 28,000 anos atrás:  Evidências arqueológicas indicam que o Estreito de Gibraltar é o último local na Europa onde os Neandertais viveram antes de se extinguirem. Mais tarde, o Homem moderno ocupou o memso lugar os os Neandertais se tinham estabelecido, apesar dos dois grupos nunca se terem encontrado lá.
  • 20,000 – 15,000 anos atrás:  Alguns cientistas acreditam que os primeiros americanos entraram no continente norte-americano através do, agora chamado, Alasca, atravessando a Sibéria através de uma "ponte térrea" temporária. Ferramentas avançadas que eram populares na Ásia, apareceram mais tarde na América do Norte.
  • 14,000 anos atrás:  Monte Verde é a localização de um local arqueológico no Chile, onde pedaços com 14 00 anos de algas presas às lâminas das ferramentas feitas de pedra antiga, sugerem que as pessoas já moravam perto da América do Sul, ao contrário do que se pensava. Recentemente, Monte Verde foi aceite pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
  • 11,000 anos atrás:  Com o final da Idade do elo, a massa de terra que ligava a Rússia ao Alasca desapareceu. Os primeiros americanos seriam separados do resto do mundo até que Cristóvão Colombo chegou.

Fontes:

Reflexão:
     Após a realização deste trabalho proposto pelo professor, foi possível perceber, tal como dito anteriormente, que somos o que somos e estamos onde estamos, graças às várias transformações que a Natureza proporcionou. Massas de gelo foram criadas e descidas do nível médio do mar aconteceram para nos transformar. Quem se sabe se não somos descendentes de alguém da Ásia ou de outro local, que nunca pensaríamos?
    Read more

    Evolução Humana (evolução física)


         Após a visualização do documentário produzido pela National Geographic, "A Árvore Genealógica da Humanidade", foi-nos proposto realizarmos um trabalho sobre a Evolução do Homem.
         Para falar deste tema, iremos dividi-lo em duas postagens. Uma sobre a evolução fisiológica e outra sobre as migrações.



          O Homem descende dos primatas que viveram há aproximadamente 70 milhões de anos. Estes habitavam em árvores e tinham como alimento folhas e insectos.

          Há cerca de 23 milhões de anos atrás, surgiram os homonóides, ainda primatas, do tamanho de um gorila. No entanto, e ao contrário dos primeiros, desciam ao solo e, por vezes, caminhavam sobre duas patas, embora fossem quadrúpedes.

          Após estes, surgiram os hominídeos, há cerca de 3 a 1 milhão de anos. A sua postura já era erecta, tendo longos braços para andar de árvores em árvores, colectar os frutos...

          Em seguida, surgiu o homo habilis, o primeiro hominídeo do género homo. Viveu há cerca de 2 milhões a 1,4 milhões de anos. Ficou caracterizado por fabricar ferramentas simples e utilizar uma linguagem rudimentar.
          Há cerca de 1.6 milhões a 150 mil anos atrás, apareceu o homo erectus. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e usava peles de animais para cobrir o corpo. Viviam em grupo, com cerca de 30 membros. Usava uma linguagem mais sofisticava e ficou caracterizada por ter descoberto o fogo.

          O homem de Neandertal viveu há cerca de 20 mil a 30 mil anos atrás. Foram os primeiros a enterrar os mortos em cavernas, deixando comida e objectos como oferendas. Conviveu com o Homo Sapiens Sapiens. O seu desaparecimento é, ainda hoje, um mistério.
           Finalmente, apareceu o Homo Sapiens Sapiens, nós, há cerca de 100/150 mil aos atrás. Espalhou-se pelos vários continentes e desenvolveu a pintura e a agricultura.

      Reflexão:
            Com esta primeira abordagem a este tema, foi-nos permitido perceber que tudo está em constante mudança, não só a ciência ou a tecnologia, mas NÓS. Para os mais cépticos, talvez seja impossível pensar que nos "descendemos de macacos", mas a verdade é que descendemos. O ambiente mudou, obrigando os nossos antepassados a adaptar-se a ele, fazendo de nós  que somos agora. 
      Read more

      Visita ao "O Mundo dos Dinossauros" em Guimarães

           
           No passado dia 11 de Fevereiro, fomos a Guimarães visitar a exposição "O Mundo dos Dinossauros". 
          Nesta exposição foi possível ver, à escala real, estes grandes répteis, tais como o Velociraptores, Braquiossauro, T-Rex, entre outros, bem como o seu ambiente. Algumas das figuras eram "animadas", o que nos deu ainda mais, a sensação de realmente estar com eles. No final, ainda foi possível ver um filme sobre a extinção deles.

           Algo que realmente vale a pena ver, até dia 27 de Fevereiro. 

           Aqui ficam algumas fotografias da autoria da nossa colega Patrícia


      Read more

      Imagens tridimensionais mostram porque as cobras perderam os membros



      http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5ik1ucR9Eq71S1dXhaNovM5K-sAbQ?docId=CNG.a41cc318d94314c7fd9a40c07dc147a8.5c1


         Através desta notícia, é possível vermos que a ciência ainda tem muito para nos dar. Não existem verdades absolutas e prova disso pode ser esta descoberta.
        Quem é que, há alguns anos atrás imaginaria uma cobra com patas? Poucos talvez. Provavelmente apenas os entendidos nesta matéria. Mas agora, altura em que a ciência continua a dar-nos informações maravilhosas e a informação está, literalmente à distância de um clique, quase todas as pessoas podem usufruir do árduo trabalho realizado.
          
          Não nos podemos esquecer, contudo, que a Geologia, neste caso está intrinsecamente ligada, já que a descoberta foi feita num fóssil, tema tratado nesta disciplina.

          Para ler a notícia, é só aceder ao link acima colocado!
      Read more

      Glaciares

           Os glaciares são massas de gelo que se mantêm mais ou menos permanentes ao longo do ano, em determinadas regiões. Os glaciares, para serem formados têm de estar localizados em locais ou com elevada altitude ou elevada latitude-

          Os períodos glaciares têm-se repetido ao longo do Quaternário, intercalados de curtos períodos interglaciares. 

          O gelo dos glaciares é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde em volume total de água apenas para os oceanos

      Evidências de glaciações passadas são:

      • Vestígios geomorfológicos.
      • Vestígios paleoclimáticos 
                         Ex: Dropstones

      Reflexão:
          Os glaciares são algo que me fascina, tanto pela sua grandeza como pela sua cor, por vezes azulada.
           Este é um tema que começámos a abordar recentemente e, por isso, carece de alguma informações. No entanto, à medida que formos avançando, colocaremos aqui.
      Read more

      Sabias que... #4



            O ponto mais baixo do nosso planeta é o Mar Morto, entre Israel e Jordânia?
            A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.



      Fontes:
      Read more

      Cheias no Brasil


      Noticia:
      “ O trabalho te topografia é um trabalho muito demorado e trabalhoso, contudo o esboço topográfico foi algo fácil e divertido de fazer. Com a ajuda do programa “Inkscape” é possível trabalhar com rigor e fazer trabalhos vectoriais quase profissionais.   Foi o trabalho que mais gozo me deu fazer e espero fazer muitos mais assim.
      Cheias no Brasil
      Al Gore, Nobel da Paz em 2007, diz que a culpa das cheias que têm assolado muitas regiões mundiais são culpa do aquecimento global. No Brasil, país que vive uma catástrofe ambiental, o homem forte das preocupações ambientais disse que a internet deve ser uma ferramenta para informar as populações.
      Naquele país sul-americano que vive, actualmente, uma tragédia com as fortes cheias que têm assolado algumas regiões e que já causaram 701 mortos, Al Gore defendeu que a culpa das alterações climáticas é do aquecimento global: "Estamos em dias cruciais sobre o aquecimento global. Nos últimos 10 meses, ocorreram chuvas além do normal em países como Paquistão, Austrália, Colômbia, assim como na minha cidade Nashville". Al Gore afirmou, assim, que há uma "clara ligação" destes eventos com a emissão de gases causadores do efeito estufa.

      Para minimizar o problema, o conhecido ambientalista disse acreditar que a internet pode ser uma ferramenta bastante útil. Al Gore afirmou que é necessário que os governos disponibilizem os dados públicos sobre as alterações climáticas na internet e deu como exemplo a criação de um aplicativo no qual os dados sobre o aquecimento global e meio ambiente poderiam ser trocados e utilizados. Desta forma, defendeu, poder-se-ia criar um mapa sobre o assunto: "Imaginem agora se os utilizadores fizessem uma competição para reduzir toda a poluição nos seus países. Isto pode ser uma das melhores maneiras de combater o aquecimento global". ”

      Hora e data: 27-01-2011. 12:28 

      Link: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=64912

      Reflexão:

      As grandes tragédias no Brasil devem-se ao mau ordenamento do território, visto que grande parte das casas e dos grandes amontoados de “habitações” estão em zonas de risco. Podemos ver nesta imagem que existe um grande aglomerado de casas literalmente sob uma montanha. A falta de estratégias de escoamento da água e a grande pluviosidade que se faz sentir em certas zonas, faz com que esta realidade seja cada vez mais frequente. As ajudas internacionais que podem surgir não servirão de nada se não se fizerem planos prévios nas zonas de risco. Muito sinceramente espero que as tragédias que acontecem no Brasil possam ser evitadas.   

      Read more

      Esboço Topográfico


      (Esboço realizado por Joana)

      (Esboço realizado por Leandro)





      (Esboço realizado por Eliana)




      Reflexão:
           O trabalho de topografia é um trabalho muito demorado e trabalhoso, contudo o esboço topográfico foi algo fácil e divertido de fazer. Com a ajuda do programa “Inkscape” é possível trabalhar com rigor e fazer trabalhos vectoriais quase profissionais. Foi o trabalho que mais gozo nos deu fazer e espero fazer muitos mais assim.
      Read more

      Carbonífero


      Trabalho realizado por: Eliana, Joana e Leandro
      Read more

      Limite KT


          O Nível KT é uma assinatura geológica, normalmente uma camada fina com aproximadamente 65,5 (± 0,3) milhões de anos. 
             K é a abreviatura usada para o Período Cretáceo, e T é a abreviatura para o Período Terciário. Este limite marca o final da Era Mesozóica e o início da Era Cenozóica, e está associado à extinção em massa ocorrida no evento KT. (Extinção em massa, ocorrido há cerca de 65,5 milhões de anos - Este teve um enorme impacto na biodiversidade Terrestre e vitimou a maioria dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes.

      Reflexão 
           O primeiro limite KT foi descoberto por Luis e Walter Alvarez em Gubbio, Itália no ano de 1981, estes limites podem ser encontrados em quase todo o Mundo, sendo que em Portugal não existe nenhum. No entanto, na vizinha Espanha, encontram-se cerca de sete.
      Read more

      Remarkable Rocks em Kangaroo Island


            Enquanto andava a "navegar" pela Internet, encontrei uma coisa que achei muito interessante, se bem que um tanto ou quanto curioso, as "Remarkable Rocks", na ilha de Kangoroo.
            Este tipo de rochas são um dos mais conhecidos ícones da ilha onde podem ser encontrados. Situam-se no "Flinders Chase National Park". Elas são realmente como podem ver na figura acima, embora mais pareçam, na minha opinião, uma escultura qualquer. 
            Mas é este tipo de coisas que nos fazem ver que a Natureza ainda tem muito para nos mostrar.


      Para uma informação mais detalhada sobre estas rochas peculiares, aqui ficam alguns sites (estão em inglês):

      Read more

      Fauna de Ediacara

          
           Há aproximadamente 570 milhões de anos, pouco antes da explosão do Câmbrico, apareceram pela primeira vez os seres multicelulares. O aparecimento destes seres têm como "base"  a célula eucarióticica. 

           Os primeiros seres multicelulares são membros de uma fauna distribuída por todo o mundo, conhecida como a fauna de Ediacara que se extintinguiu antes do período Câmbrico. 

             A fauna de Ediacara era caracterizada pela presença de indivíduos grandes com partes moles. Ediacara serviu de base para a fauna de Burgess que surgiu na explosão do Câmbrico, apresentando indivíduos diversificados principalmente quanto à sua morfologia, devido ao facto de apresentar partes duras, ou seja, esqueleto mineralizado. 
            Esta constitui a única fonte ampla e bem documentada sobre um dos acontecimentos cruciais da historia da vida animal.


      Reflexão: Ao pesquisar sobre este tema, a pedido do professor, foi-nos possível adquirir mais conhecimentos, "preciosos" para a disciplina. Não fazíamos ideia que a fauna de Ediacara tivesse uma importância tão grande na pesquisa do aparecimento da vida no nosso planeta. No entanto, é sempre bom saber que podemos aumentar o nosso conhecimento, nos mais variados temas.
      Read more

      Sabias que... #3


           O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru? Este lago situa-se a 3.811 metros acima do nível do mar. É também o mais largo, em termos de volume de água, na América do Sul.



      Fontes:
      Read more

      Princípios Litostratigraficos e Biostratigráficos


      > Princípios Litostratigráficos

      • Princípio da sobreposição - Numa dada sequência estratigráfica, os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base.

      • Princípio da horizontalidade - Os sedimentos que estiveram na origem dos estratos são depositados, em regra, segundo camadas horizontais. Estes são separados por superfícies planas e paralelas entre si, juntas de estratificação. As juntas de estratificação devem-se a variações do regime de sedimentação (variação litológica, climatéricas, ...)                                                                          

            Em termos gerais, a sedimentação é realizada em ambiente continental não lacustre.


      • Princípio da intersecção - Um filão ou uma intrusão magmática é sempre posterior às formas rochosas que atravessa.

      • Princípio da inclusão - Qualquer rocha que contenha elementos de outra rocha preexistente é sempre mais recente.

      • Princípio da continuidade lateral - Um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies.
              
      Princípios Biostratigráficos

      • Princípio da identidade paleontológica - Rochas com o mesmo conteúdo fóssil têm a mesma idade (fósseis de idade ou fósseis característicos). Este tipo de fósseis tem que ter grande distribuição gográfica e curta distribuição estratigráfica.

      Reflexão

           Com esta matéria, foi-nos possível perceber as grandes possibilidades que a própria Natureza fornece ao Homem para este a conseguir estudar. Se, por um lado, uma série estratigráfica está deformada, de um modo a que o princípio da horizontalidade, por exemplo, não possa ser aplicado, existe sempre outras possibilidades para serem datados.

      Fontes: Manual e caderno escolar.
      Read more

      Condições de fossilização


      > Endógenas – Inerentes ao ser vivo. 
            Ex: Partes duras (lenho, esqueleto).
                  Partes mineralizadas

      > Exógenas – Relativas ao meio. 
            Ex: Ambiente frio; 
                 Ambiente seco; 
                 Cobertura rápida de sedimentos finos.

      Tipo de fossilização

      •     Conservação - conservação do ser vivo ou parte dele mantendo a suas características originais.

                     Ex: insectos no âmbar. Gelo. Mumificação (desidratação). Etc.
      •         Moldagem – acumulação de materiais em torno do ser vivo ou parte dele ou no seu interior constituindo respectivamente moldes externos e moldes internos. O preenchimento dos moldes constitui os contra moldes.
      •      Mineralizações – substituição do material original por materiais minerais. 

                    Ex: carvões, calcificação, piritização.

      •     Impressão – forma de fossilização característica de seres com partes pouco duras constituindo impressões com relevo muito ténue. 

                   Ex: impressões de folhas de plantas, graptolicos, celentrados vermes. 

      •     Marcas incnofosseis – Marcas de actividade. 

                  Ex: pegadas; trilhos; rastos. Reprodução – óvulos. Secretoras – âmbar. Alimentação – grastrolito. 


           Reflexão:

          Os fósseis são parte importante da nossa historia, com eles conseguimos descobrir aquilo que já fomos, e a vida que já existiu na terra. Portanto a fossilização é um processo importante, visto que não teríamos registos de um tempo passado ao qual não temos alcance a não ser através dos registos fósseis.
      Read more

      Tempo geologico


           Em várias eras existiram diferentes tipos de animais e seres vivos.

      • Era cenozóica – mamutes, tigres dente de sabre, australopitecos.
      • Era mesozóica – amonites, belemnites, dinossauros.
      • Era paleozóica – trilobites , graptólitos, braquiópodes.


       
      Reflexão:

           Com estas pequenas informações podemos tirar algumas conclusões, como por exemplo a que era se retrata o filme “ice age”. Os mamutes e os Tigres dente de sabre são característicos da era Cenozoico, portanto o filme remete-nos para ai mesmo.
      Read more

      Sabias que... #2

        
           A maior cordilheira existente é a cordilheira dos Andes, na América do Sul? Esta consta com cerca de 8 mil quilómetros.



      Fontes:
      Read more

      Tectónia de Placas Deformáveis

            A informação deste tema é um pouco escassa e com toda a pesquisa, acabamos por descobrir  que a Teoria da Tectónica de Placas Deformáveis não é bem aceite na comunidade internacional ciêntífica.
      Assim, torna-se misterioso e curioso falar desta teoria, mas é de salientar que na formulação deste estudo esteve envolvido o geólogo António Ribeiro, que comprova cientificamente esta teoria.


            Contudo, ''abrimos um pouco a cortina'':


            As placas são deformáveis e uma prova é a magnitude de alguns sismos intraplaca, elevada, e os sinais de deformação no interior das placas.


            E se estás curioso recomendamos:


      http://banheirense.blogspot.com/2006/03/tectnica-de-placas-prova-de-que-tudo.html
      enggeografica.fc.ul.pt/documentos/tese_cavaco.pdf




      Fonte:http://banheirense.blogspot.com/2006/03/tectnica-de-placas-prova-de-que-tudo.html
      Read more

      Ciclo de Wilson

             Ciclo de Wilson é um ciclo de formação, desenvolvimento e fechamento de um oceano. Este está relacionado com a tectónica de placas.

      1. Formação de um oceano a partir de um rifte em crusta continental sobre um hot spot.
      2. Expansão desse mesmo oceano com a consequente deriva das massas continentais que anteriormente estavam ligadas e agora estão separadas pelo rifteamento. 
      3. Num certo momento, ocorre a mudança do processo de afastamento ou deriva para aproximação de massas continentais em decorrência de processos de subducção da crusta oceânica, desenvolvendo-se arcos de ilha e/ou cadeias montanhosas, orogenia.
      4. Por último, ocorre o fechamento do oceano, sucedido pela colisão continental.
            Para uma descrição mais detalhada, vão aqui. O site está em inglês, mas pelas imagens dá para entender.
            
             Entretanto, deixamos aqui um vídeo que ilustra o Ciclo de Wilson.





      Reflexão: Com esta postagem, todos nós ficámos muito mais elucidados sobre a formação, desenvolvimento e fechamento de um oceano. Sabemos que é um processo muito demorado, difícil de notar, mas que na realidade acontece.
                      Esperamos que tenhamos ajudado a perceber melhor este assunto, tal como nos ajudou a nós.
      Read more