Minas da Borralha

   

     As Minas da Borralha situam-se na freguesia de Salto, Montalegre, e foram durante várias décadas o principal pólo empregador e populacional deste concelho.

   A antiga mina da Borralha foi das minas produtoras de volfrâmio mais importantes da Europa, ocupando o 1º lugar até à entrada em produção da mina da Panasqueira. 


   Distinguem-se dois tipos de estruturas mineralizadas: um conjunto de filões quartzosos orientados preferencialmente E-W com pendor 45 a 60o N e uma brecha de colapso com blocos de quartzo, xisto e granito cimentados por quartzo. A espessura dos filões varia de 0,5 a 1m. Produziu concentrados de volframite, scheelite, calcopirite a que se associam prata, bismuto e molibdénio. A produção foi ininterrupta entre 1903 e 1983. Uma parte significativa do campo filoniano não está conhecida.


Reflexão:


     As minas foram durante muito tempo fonte de riqueza em Portugal  e no mundo. De facto o nosso país ainda tem vários recursos minerais passiveis de serem explorados. Contudo isso não se verifica, e quem perde é o próprio país. Talvez a situação actual não fosse tão alarmante se alguns recursos fossem explorados.
Fontes:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_da_Borralha
  • http://consulta-prot-norte.inescporto.pt/plano-regional/relatorio-do-plano/relatorios-tematicos-de-caracterizacao-e-diagnostico/PROT_Norte_recursos%20geologicos%20e%20hidrogeologicos_documento%20total_abril09.pdf

0 comentários:

Enviar um comentário