Fotografia inédita de Júpiter ganha prémio internacional



"Damian Peach recebeu o prémio de Melhor Fotógrafo de Astronomia do Ano com uma fotografia de Júpiter e de dois dos seus satélites naturais, Io e Ganimedes. O galardão foi atribuído pelo Royal Observatory de Greenwich, em Londres

O fotógrafo captou a imagem em Barbados, nas Caraíbas, onde a claridade da atmosfera permite recolher imagens do espaço com elevada nitidez. Na imagem de Peach, é possível visualizar, em detalhe, as cores de Júpiter, as tempestades características da atmosfera e duas das luas daquele planeta.

Citado pelo diário espanhol "El Mundo", Peach explica que "a foto faz parte de uma série de imagens tiradas ao longo de um período de três semanas, desde a ilha caribenha de Barbados, onde o céu está frequentemente limpo e a claridade da atmosfera permite captar imagens muito detalhadas dos planetas".

Peter Lawrence, um astrónomo e membro do júri do galardão, disse estar impressionado com a qualidade dos detalhes: "É impressionante pensar que a imagem foi captada da Terra por um astrónomo amador, usando os seus próprios aparelhos". Um outro membro do júri, Marek Kukula, comparou a qualidade da imagem à do telescópio Hubble."

0 comentários:

Enviar um comentário