Fauna de Ediacara

    
     Há aproximadamente 570 milhões de anos, pouco antes da explosão do Câmbrico, apareceram pela primeira vez os seres multicelulares. O aparecimento destes seres têm como "base"  a célula eucarióticica. 

     Os primeiros seres multicelulares são membros de uma fauna distribuída por todo o mundo, conhecida como a fauna de Ediacara que se extintinguiu antes do período Câmbrico. 

       A fauna de Ediacara era caracterizada pela presença de indivíduos grandes com partes moles. Ediacara serviu de base para a fauna de Burgess que surgiu na explosão do Câmbrico, apresentando indivíduos diversificados principalmente quanto à sua morfologia, devido ao facto de apresentar partes duras, ou seja, esqueleto mineralizado. 
      Esta constitui a única fonte ampla e bem documentada sobre um dos acontecimentos cruciais da historia da vida animal.


Reflexão: Ao pesquisar sobre este tema, a pedido do professor, foi-nos possível adquirir mais conhecimentos, "preciosos" para a disciplina. Não fazíamos ideia que a fauna de Ediacara tivesse uma importância tão grande na pesquisa do aparecimento da vida no nosso planeta. No entanto, é sempre bom saber que podemos aumentar o nosso conhecimento, nos mais variados temas.

0 comentários:

Enviar um comentário