Princípios Litostratigraficos e Biostratigráficos


> Princípios Litostratigráficos

  • Princípio da sobreposição - Numa dada sequência estratigráfica, os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base.

  • Princípio da horizontalidade - Os sedimentos que estiveram na origem dos estratos são depositados, em regra, segundo camadas horizontais. Estes são separados por superfícies planas e paralelas entre si, juntas de estratificação. As juntas de estratificação devem-se a variações do regime de sedimentação (variação litológica, climatéricas, ...)                                                                          

      Em termos gerais, a sedimentação é realizada em ambiente continental não lacustre.


  • Princípio da intersecção - Um filão ou uma intrusão magmática é sempre posterior às formas rochosas que atravessa.

  • Princípio da inclusão - Qualquer rocha que contenha elementos de outra rocha preexistente é sempre mais recente.

  • Princípio da continuidade lateral - Um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies.
        
Princípios Biostratigráficos

  • Princípio da identidade paleontológica - Rochas com o mesmo conteúdo fóssil têm a mesma idade (fósseis de idade ou fósseis característicos). Este tipo de fósseis tem que ter grande distribuição gográfica e curta distribuição estratigráfica.

Reflexão

     Com esta matéria, foi-nos possível perceber as grandes possibilidades que a própria Natureza fornece ao Homem para este a conseguir estudar. Se, por um lado, uma série estratigráfica está deformada, de um modo a que o princípio da horizontalidade, por exemplo, não possa ser aplicado, existe sempre outras possibilidades para serem datados.

Fontes: Manual e caderno escolar.

0 comentários:

Enviar um comentário