Evolução Humana (evolução física)


     Após a visualização do documentário produzido pela National Geographic, "A Árvore Genealógica da Humanidade", foi-nos proposto realizarmos um trabalho sobre a Evolução do Homem.
     Para falar deste tema, iremos dividi-lo em duas postagens. Uma sobre a evolução fisiológica e outra sobre as migrações.



      O Homem descende dos primatas que viveram há aproximadamente 70 milhões de anos. Estes habitavam em árvores e tinham como alimento folhas e insectos.

      Há cerca de 23 milhões de anos atrás, surgiram os homonóides, ainda primatas, do tamanho de um gorila. No entanto, e ao contrário dos primeiros, desciam ao solo e, por vezes, caminhavam sobre duas patas, embora fossem quadrúpedes.

      Após estes, surgiram os hominídeos, há cerca de 3 a 1 milhão de anos. A sua postura já era erecta, tendo longos braços para andar de árvores em árvores, colectar os frutos...

      Em seguida, surgiu o homo habilis, o primeiro hominídeo do género homo. Viveu há cerca de 2 milhões a 1,4 milhões de anos. Ficou caracterizado por fabricar ferramentas simples e utilizar uma linguagem rudimentar.
      Há cerca de 1.6 milhões a 150 mil anos atrás, apareceu o homo erectus. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e usava peles de animais para cobrir o corpo. Viviam em grupo, com cerca de 30 membros. Usava uma linguagem mais sofisticava e ficou caracterizada por ter descoberto o fogo.

      O homem de Neandertal viveu há cerca de 20 mil a 30 mil anos atrás. Foram os primeiros a enterrar os mortos em cavernas, deixando comida e objectos como oferendas. Conviveu com o Homo Sapiens Sapiens. O seu desaparecimento é, ainda hoje, um mistério.
       Finalmente, apareceu o Homo Sapiens Sapiens, nós, há cerca de 100/150 mil aos atrás. Espalhou-se pelos vários continentes e desenvolveu a pintura e a agricultura.

    Reflexão:
          Com esta primeira abordagem a este tema, foi-nos permitido perceber que tudo está em constante mudança, não só a ciência ou a tecnologia, mas NÓS. Para os mais cépticos, talvez seja impossível pensar que nos "descendemos de macacos", mas a verdade é que descendemos. O ambiente mudou, obrigando os nossos antepassados a adaptar-se a ele, fazendo de nós  que somos agora. 

    0 comentários:

    Enviar um comentário