Evolução Humana (migrações)

  


     Como já referido na postagem anterior, o tema abordado é sobre a evolução humana. Desta vez, iremos falar sobre as migrações, baseado no documentário da National Geographic referido anteriormente.


  • 200,000 – 150,000 anos atrás: A jornada genética de todos aqueles que hoje estão vivos começou com uma mulher, a chamada "Eva Científica", que viveu em África e passou o seu ADN através de estruturas celulares especiais, as mitocôndrias,  lived in Africa and passed along her DNA through special cell structures called mitochondria, que apenas as mulheres passam de geração em geração
  • 195,000 anos atrás:  Ninguém sabe quando o Homem, tal como é conhecido hoje, apareceu. No entanto, os crânios e ossos mais velhos do Homem Moderno foi encontrado no vale do Rio Omo na Etiópia pelo paleoantropólogo Richard Leakey em 1967. Os ancestrais dos homo sapiens antigos permaneceram em África, durante aproximadamente 3/4 da história da nossa espécie.
  • 150,000 anos atrás:  O primeiro ramo na nossa árvore genealógica humana é marcada pela primeira grande migração humana: Um grupo seguiu para o sul de África outro para a África Oriental - e, posteriormente, para o resto do mundo.
  • 130,000 – 70,000 anos atrás:  Acredita-se que o berço da humanidade foi praticamente dizimado devido à mudança climatérica (de muito frio para muito quente). Devido à falta de variação genética é provável que o número tenha caído para menos de 2.000 pessoas.
  • 70,000 anos atrás:  Estudos climatéricos indicam que a seca em África diminuiu, fazendo a população crescer novamente. Evidências arqueológicas revelam que os instrumentos desse período aparecem por todo o continente, assim como a genética mostram novas linhagens.
  • 60,000 anos atrás:  O "Adão Científico" é o ancestral comum masculino de todas as pessoas que vivem hoje e aquele que passou a todos os homens o cromossoma Y. Como o "Adão Científico" viveu em África há 60 000 anos, isto indica que, provavelmente, todos os seres humanos tenham vivido lá até pelo menos essa altura.
  • 50,000 anos atrás: Alguns cientistas pensam que existiu uma onda de migração dos para fora de África, atravessando através da parte sul do Mar Vermelho para a Península Arábica (17km de distância aproximadamente), não tendo a certeza de como o fizeram.
  • 50,000 anos atrás:  O Homem chegou primeiro ao Sudeste Asiático, provavelmente viajando ao longo da actual costa do Irão, Paquistão e Índia. Nessa altura, uma massa contínua de terra ligava a Indonésia à Ásia Meridional. 
  • 45,000 – 40,000 anos atrás:  Registos arqueológicos mostram que o Homem foi para a Austrália. A sua viagem pode ter acontecido graças à deslocação de massas de terra e ao baixo nível do mar, durante este período glaciar. 
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Os africanos que se tinham mudado para o Médio Oriente durante os períodos quentes encontraram-se numa vasta "estrada", que os levou até à China e Coreia. Como caçavam, as pessoas foram-se, gradualmente, dispersando, povoando a Europa e a Ásia.
  • 40,000 – 35,000 anos atrás:  Apesar das condições de uma gélida Idade do Gelo, um grupo de destemidos caçadores migraram para a Sibéria Meridional. Ali começaram a desenvolver habilidades especializadas contra o frio, o que lhes permitiu preencher o nordeste da Sibéria e, eventualmente, o norte da América.
  • 28,000 anos atrás:  Evidências arqueológicas indicam que o Estreito de Gibraltar é o último local na Europa onde os Neandertais viveram antes de se extinguirem. Mais tarde, o Homem moderno ocupou o memso lugar os os Neandertais se tinham estabelecido, apesar dos dois grupos nunca se terem encontrado lá.
  • 20,000 – 15,000 anos atrás:  Alguns cientistas acreditam que os primeiros americanos entraram no continente norte-americano através do, agora chamado, Alasca, atravessando a Sibéria através de uma "ponte térrea" temporária. Ferramentas avançadas que eram populares na Ásia, apareceram mais tarde na América do Norte.
  • 14,000 anos atrás:  Monte Verde é a localização de um local arqueológico no Chile, onde pedaços com 14 00 anos de algas presas às lâminas das ferramentas feitas de pedra antiga, sugerem que as pessoas já moravam perto da América do Sul, ao contrário do que se pensava. Recentemente, Monte Verde foi aceite pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
  • 11,000 anos atrás:  Com o final da Idade do elo, a massa de terra que ligava a Rússia ao Alasca desapareceu. Os primeiros americanos seriam separados do resto do mundo até que Cristóvão Colombo chegou.

Fontes:

Reflexão:
     Após a realização deste trabalho proposto pelo professor, foi possível perceber, tal como dito anteriormente, que somos o que somos e estamos onde estamos, graças às várias transformações que a Natureza proporcionou. Massas de gelo foram criadas e descidas do nível médio do mar aconteceram para nos transformar. Quem se sabe se não somos descendentes de alguém da Ásia ou de outro local, que nunca pensaríamos?

    0 comentários:

    Enviar um comentário